quarta-feira, dezembro 17, 2008

Coração de poeta:Florbela Espanca (1894-1930)



Amiga


Deixa-me ser tua amiga,amor
A tua amiga só,já que não queres
que pelo teu amor seja a melhor
A mais triste de todas as mulheres.

Que só,de ti,me venhas a mágoa e dor
O que me importa a mim?!O que quiseres
É sempre um sonho bom!Seja o que for,
Bendito sejas tu por me dizeres.

Beija-me nas mãos,Amor,devagarinho...
Como se os dois nascêssemos irmãos,
Aves cantando,ao sol,no mesmo ninho...

Beija-mes bem!...Que fantasia louca
Guardar assim,fechados nestas mãos
Os beijos que sonhei pra minha boca.




Contos de Fadas

Eu trago-te nas mãos o esquecimento
Das horas más que tens vivido,Amor!
E para as tuas chagas o[1]unguento
Com que sarei a minha própria dor

Os meus gestos são ondas de[2] Sorrento
Trago no nome as letras de uma flor...
Foi dos meus olhos [3]garços que um pintor
Tirou a luz para pintar o vento...

Dou-te o que tenho:o astro que dormita
O manto dos crepúsculos da tarde,
O sol que é de ouro,a onda que palpita.

Dou-te,comigo,o mundo que Deus fez!
-Eu sou Aquela de quem tens saudade,
A princesa do conto "Era uma vez"...




Noitinha

A noite sobre nós se debruçou...
Minha alma ajoelha,põe as mãos e ora!
O luar pelas colinas,nesta hora,
É água dum [4]gomil que se entornou...

Não sei quem tanta pérola espalhou!
Murmura alguém pelas quebradas fora...
Flores do campo,humildes,mesmo agora,
A noite os olhos brandos lhes fechou...

Fumo beijando o [5]colmo dos casais...
Serenidade [6]idílica das fontes,
E a voz dos rouxinóis nos salguerais...

Tranquilidade...calma...anoitecer...
Num êxtase,eu escuto pelos montes
O coração das pedras a bater.

----------------------------------------------------------------------------------


[1]s.m - Droga aromática,medicamento externo composto de rezinas.Uma espécie de pomada.
[2]- Cidade da Itália,no Golfo de Nápoles.
[3]- Adj. - Esverdeado,verde-azulado.
[4]- s.m - Jarro de boca estreita,para água.
[5]- s.m - Caule das plantas gramíneas,entre a raiz e a espiga.Caule do junco e da junça.Palha comprida,que se tiram os grãos e serve para cobrir habitações dos campos.
[6]- s.m - (grego,eidullion).Pequena composição poética,originalmente campestre ou pastoril.Amor terno e cândido.

Nenhum comentário: