quinta-feira, dezembro 11, 2008


*A experiência ensinou-me que o silêncio faz parte da disciplina espiritual de um seguidor da verdade.A tendência a exagerar,e eliminar ou modificar a verdade,consciênte ou inconsciêntemente,é uma fraquesa natural do homem.Para vencê-la é necessário o silêncio.Um homem de poucas palavras dificilmente será leviano nas suas conversas,medirá as palavras!


*A relação entre corpo e espírito é tão íntima,que todo sistema sofreria se um dos dois caísse em desordem.Como consequência,termos um caráter puro é a boa saúde,no sentido autêntico da palavra.E poderíamos dizer que todos os maus pensamentos e as más paixões são simples formas de doença.


*Aprendi,graças a uma amarga experiência,a única suprema lição: controlar a ira.E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em energia,assim nossa ira controlada pode transformar-se em uma força capaz de mover o mundo.Não é que eu não me ire.O que eu não dou é campo à ira.Cultivo a paciência e a mansidão e,de uma maneira geral consigo.Mas quando a ira me assalta,limito-me a controlá-la.Como consigo?É um hábito que cada um deve adquirir e cultivar como prática assídua.
* Todas as normas universais de comportamento conhecidas como "mandamentos de Deus" são simples e fáceis de compreender a por em prática,se houver vontade.Parecem difíceis pela inércia que governa a humanidade.


Mahatma Gandhi

Nenhum comentário: