quarta-feira, setembro 20, 2006


Nietzsche - Última parte?...

Do Amor ; Dos Pregadores da morte e do Além - Mundo:
Quando amamos quem somos e o que podemos fazer ainda através da superação de nós mesmos (seja em que aspecto for)encontramos um pouco da paz que queremos.
Não amar por obrigação (por "ter que");conforme nos foi ensinado através dos tempos; Amar espontâneamente,sem motivos aparentes...quando nos amamos de verdade e tudo o que somos,já fomos e ainda seremos e tudo o que temos,passamos a entender melhor os outros...passamos a amar quem ou o que estiver em nossa volta!
É a partir disso,dessa paz que se adquire por saber exatamente que somos; saber exatamente o que amamos ou não é que vamos (sem chantagens ou ameaças) tendo uma impressão quase nítida das outras pessoa;o que cada um viveu e por que é da forma que é;passamos a compreender mais porque há pessoas tão revoltadas e outras tão felizes e bem resolvidas.Na minha opinião,os "revoltados",não amam o que tem nem o que são,sempre fazendo porque "tem que"fazer,sem prazer,sem vontade...fazendo muitas coisas somente com um pedaço de si mesmo;não por inteiro,muitas vezes se esquecem que tem vários "pedaços",várias facetas...e que uma não precisa anular a outra;pelo contrário,podem contribuir com nossa totalidade,precisamos de partes de prazer também(seja do jeito que for;pode ser simplesmente lavando uma varanda,molhando os pés e as plantas num dia quente).O prazer,nos preenche,nos engrandece.
Nos amamos mais quando encontramos amigos com os quais gostamos de conversar,quando estamos com alguém que nos é agradável,e também ficando só as vezes...
O prazer não é pecado ;prazer com amor e delicadeza nos torna mais positivos,mais leves e alegres e são essas pessoas,geralmente,as mais bem resolvidas e felizes.Aqueles que não tem prazer na vida ,vivem somente em função do que "tem que fazer",dos sacrifícios, devem realmente ser muito infelizes;suas vidas e as de quem está em volta se transformam num eterno peso e tais pessoas devem viver pedindo a morte...
Que ela lhes seja dada então!!!
"Eis os fracos de alma.Mal nasceram e já começaram a morrer,e sonham com as doutrinas do cansaço e da renúncia e nós;devemos santificar-lhe a vontade! Livremo-nos de recussitar esses mortos...
...Os reprovados,são apenas eles,assim como são seus olhos que só vêem um aspecto de sua vida...
"A vida não é mais que sofrimento",dizem outros,e não mentem.Cuidai,portanto de abreviar a vossa.Fazei cessar a vida que é só sofrimento!Eis o ensinamento da vossa virtude:"Deves matar-te a ti mesmo! Deves desaparecer diante de ti mesmo! ...
"É preciso ser compassivo - Dizem os terceiros...
...Recebei o que sou!Assim me prendo menos à vida".
Se fossem mesmo compacivos procurariam desgostar da vida do próximo.Serem maus,seria a verdadeira bondade... ...Por toda a parte ressoa a voz dos que pregam a morte,e a terra está cheia de seres a que é natural pragar a morte.Ou a "vida eterna"- que para mim é o mesmo - contanto que se vão depressa."
Friedrich Nietzsche.
Citei novamente Niectzsche ,como uma leitora que descobriu em uma de suas obras;escrita em 1883; uma profunda verdade,uma profunda análise de nossas verdades,ele analisa além do aprendido,ele analisa os resultados de ensinamentos tidos como verdades; sem que essa verdade seja sequer questionada;sem raciocinármos, às vezes nos jogamos nas mãos daqueles que utilizam o já aprendido para manipular!.
Quando comecei a ler e observar que haviam mais pontos de concordância do que poderia imaginar,pois o começo da leitura é um pouco confuso,me rendi a certas formas de raciocínio ,que eram as minhas também!
Mitos e lendas são formas de exteriorizar(colocar nas mãos de um Deus) e adiar o que pode e deve ser feito hoje,a transformação de nós mesmos em "*super homens",ou seja,que cada um supere a si mesmo e que assuma tudo o que possúi sem deixar nas mãos de deuses ou mitos.
São muitas pessoas esperando o"*além-mundo" para receber suas glórias,esperando o "além-mundo",
para os enriquecer,esperando que "o ser absoluto"do *além- mundo lhes perdoe os pecados...
Nos conhecer e nos superar é uma tarefa somente de cada um ;mesmo não seguindo a"massa",mesmo não apreendendo a "*moral de rebanhos".
"*Ouse conquistar a si mesmo" conquistando assim a "*liberdade da razão",sem conformismo,resignação ou submissão...
Mitos,Deuses e símbolos,existem a milhões de anos e continuarão a existir ainda,sabendo-se que todos eles são arquétipos de comportamantos exclusivamente humanos e que podemos nos valer deles para um maior auto-conhecimento,sem ficarmos esperando que algum deles nos mude automáticamente apenas porque acreditamos em sua existência,eis aí minha opinião!
"Kronos pega a afiada foice de ferro que lhe entregou Gea ,e castra o pai(...)
O sangue do Deus se espalha sobre o espaço,enquanto respinga pelo chão e a terra é novamente fecundada,de maneira que nascem outras criaturas(...)"






* Expressões usadas por Nietzsche

Nenhum comentário: