sexta-feira, setembro 08, 2006


Assim Falou Zaratrusta ( 1883 foi escrita a primeira parte em 1885 a quarta e última) - Friedrich Nietzsche - Primeira Parte


Sobre Nietzsche:
Nascido na prússia(15 de outubro de 1844),em 1864 abandonou a teologia e passou a cursar Filologia,teve um um excelente desempenho na universidade graças a sua disciplina;Com 24 anos foi nomeado professor de filologia clássica em Basiléia,dava cursos regulares,fazia palestras e dedicava-se à escrita.
Foi enfermeiro na guerra da Prússia contra a França,deixando marcas em seu espírito,que o levaram a valorizar mais ainda a cultura e não se deixar levar pelo alvoroço político da moderndade.

O primeiro livro:O nascimento da Tragédia no Espírito da Música - 1872
Em 1873 quase não tinha alunos.
Humano, demasiado humano foi publicado em maio de 1878
-1879 foi um dos piores anos para ele,dores de cabeça e na vista impediram-no de ler ou escrever,essas dores já existiam em1873 mas só aumentaram desde então,culminando em enchaquecas,problemas estomacais e acessos de vômito, ainda em 1879,Nietzsche atravessou mais de 72 h de dores initerruptas,mais de 118 dias de crises graves.
-Os primeiros dias da primavera atenuaram as dores;aprendera a amar a dor,não mais a suportar.Aprendera a não evitar nem se conformar, muito menos dissimular mas afirmar o necessário e amar o que não pode ser mudado.
-Durante dez anos Basiléia foi sua referência,trabalhou no meio universitário e denunciou a erudição e o vazio da universidade,foi mestre e discípulo e não poupou investidas contra a dependência do espírito,nunca deixou de ser crítico mas sempre com objetivos.Passara então a uma vida errante,passaria pela Suiça,Itália,França e Alemanha,não ficando mais de seis meses em cada local.
-Nos primeiros dias de 1889,uma forte tensão psíquica o levou a mergulhar no delírio,tinha convulsões e passava da doçura à agressividade,em 10 de janeiro foi internado em uma clínica psiquiátrica em Basiléia e depois transferido para Iena.Deixou a clínica em 24 de março de 1890 sob responsabilidade de sua mãe,viveu mais dez anos tutelado pela família,morreu em Weimar ao meio dia de 25 de agosto de 1900.
-As causas de sua enfermidade nunca foram descobertas de modo conclusivo,uns diziam ser hereditária,outros que era devido ao consumo de drogas ou em consequência de sífilis.
-Em virtude disso muitos,a partir de 1889, tentaram desacreditar sua obra dizendo que foi escrita sob uso de drogas ou da loucura que se abateu sobre ele.
A respeito de "Assim Falou Zaratrusta",Nietzcshe escreve a um amigo:
- "É um livro incompreensível,porque remete exclusivamente a experiências que não partilho com ninguém... ...Se pudesse dar-lhe uma idéia de meu sentimento de solidão!Nem entre os vivos nem entre os mortos,não tenho alguém de quem me sinta próximo."

Nietzcshe revela-se uma pessoa que quer se tornar dono de si mesmo e contexta alguns dógmas,principalmente os religiosos.
Em um trecho deste livro,Zaratrusta se encontra com um velho que habitava um bosque e ao se afastar dele,diz: -"Será possível que este santo ancião ainda não ouviu no seu bosque que Deus já morreu?!"(muitos nesse ponto se revoltariam).


Zaratrusta aos trinta anos de idade se retirou de sua patria e por durante dez anos viveu nas montanhas. Lá ele verdadeiramente entrou em contato com seu espírito, incansável conheceu face-a-face a solidão.
Estando já enfastaido do que aprendera,resolveu descer a montanha e dividir sua sabedoria com os homens.
Então, ele encontra o tal ancião que o adverte que é melhor que ele não vá;a maior parte dos homens não quer "seus presentes",não está interessado em sair do que já está estabelecido e vão reagir mal a tanta novidade!
Zaratrusta(a meus olhos!) questiona alguns dogmas que passaram a ser leis ,mas nem sempre as leis são benéficas ou não devem ser questionadas,acreditar pelo simples fato de ter sido consagrado como lei é não usar a inteligência que nos foi dada.
Nietzcshe com seu personagem andarilho põe em cheque aqueles que crêem em além mundos,como se algum ser desse mundo invisível viesse num belo dia nos salvar de nós mesmos.
Os homens com seus Deuses,criaram uma forma de deter instintos que todos os seres humanos possuem mas não os conhecem direito,assim não tem o poder de contê-los.

*** Segundo Jung,todos temos uma parte que ele chama de sombra e ainda segundo ele quando não admitimos a existência dela, esta se torna cada vez mais latente no subconsciente e não a identificamos.
** Quando a conhecemos e sabemos o que ela pode fazer,se torna muito mais fácil domíná-la porque a identificamos e conhecer é a melhor maneira para se controlar!
(As pessoas querem um ser de um além mundo que as salve delas mesmas,exatamente dessas sombras..então elas dizem que é obra de uma entidade maligna e não parte de todos nós e clamam por Deus para salvá-las dessas entidades)

Muitos desses dogmas que Nietzsche discute,são baseados no terror,no medo do pecado e dos castigos que dele provém.Quando "mata" Deus,Zaratrusta quer simplificar a vida.
Ele diz:
-" Esse fantasma saía das minhas próprias cinzas e da minha própria chama,e na verdade nunca veio de outro mundo.Agora que estou curado,seria para mim um sofrimento e um tormento crer em semelhantes fantasmas.
Sofrimentos e incompetências:eis o que criou todos os além-mundos!
A fadiga,que de um salto quer atingir o extremo,uma fadiga pobre e ignorante,Foi ela que criou todos os deuses e todos os além-mundos!
Queriam fugir de suas misérias;Então suspiraram:- Oh! se houvesse caminhos celestes para alcançar outra vida e a felicidade! E inventaram seus artifícios. "

Um comentário:

Anônimo disse...

complicado falar de nietzsche... mas Zaratrusta realmente e uma figura categórica digna de um comentário. Acho que em poucas palavras eu vou tentar dizer o que senti qndo conheci o personagem: "os medos do autor transformaram zaratrusta no que ele deixou de ser um dia... por isso tenta tanto chocar o publico, e consegue."